Pandemia global impulsiona adoção mais rápida em novas e emergentes tecnologias no Brasil, destaca nova pesquisa da Avanade

Pesquisa com 800 líderes globais também aponta que as empresas brasileiras são mais experientes e engajadas quando se trata de transformação digital

São Paulo, 8 de abril de 2021

Pesquisa publicada pela Avanade, principal consultoria de negócios líder em soluções inovadoras de digital e nuvem da Microsoft, destaca o efeito direto que a pandemia global está tendo nos testes e adoção de tecnologias emergentes no Brasil. 80% das empresas no Brasil dizem que estão adotando ou pretendem adotar essas tecnologias mais rápido do que de outra forma.

A pesquisa global da Avanade entrevistou 800 líderes em oito países, incluindo o Brasil, sobre 12 tecnologias que vão desde Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial Conversacional (IA) até aprimoramento humano (como interfaces cérebro-computador) e bioconvergência (a intersecção de machine learning, aplicações digitais e biologia).

IA e IoT na frente
De acordo com os resultados, o Reconhecimento de IA (60%) é a tecnologia mais testada ou adotada no Brasil, seguida por IA conversacional, como chatbots (54%); e IoT e Edge Computing (50%). Das pessoas entrevistadas que disseram ter testado ou adotado uma dessas tecnologias, mais de 80% afirmaram que estão derivando o valor do negócio, fazendo com que o investimento valha a pena. A pesquisa também constatou que a adoção dessas tecnologias melhorou a experiência de clientes, a eficiência geral e o recrutamento.

Organizações no Brasil são mais maduras digitalmente
Como parte da pesquisa, também foi questionado sobre o quão longe as empresas foram em sua jornada de transformação digital. Em média, as organizações no Brasil disseram que alcançaram 65%, à frente da média global de 59%. Reforçando isso, a pesquisa constatou que o Brasil tem uma gestão mais inteligente digitalmente (78% em relação à 69% globalmente) e maior engajamento da liderança no processo de transformação digital (90% contra a média global de 65%).

"Nossa pesquisa mostrou que as organizações que testam e desenvolvem uma combinação de tecnologias emergentes proporcionam maior valor para clientes, empresas e funcionários(as)", disse Gustavo Brancante, líder regional de inovação da Avanade no Brasil. "À medida que as empresas repensarem o futuro de seus modelos de negócios – de operações a produtos, serviços e experiências –, as tecnologias emergentes desempenharão um papel cada vez mais significativo em sua jornada de transformação digital. É importante que as primeiras pessoas a adotarem considerem o impacto que suas transformações terão sobre colaboradores(as), clientes e a sociedade em geral – e impulsionem a adoção de tecnologias emergentes de forma responsável e sustentável."

Sobre a pesquisa: Os países incluídos na pesquisa foram Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Japão, Estados Unidos e Reino Unido. As pessoas entrevistas eram compostas por 800 C-Levels de seis indústrias-chave que englobavam serviços financeiros, varejo, manufatura, bens e serviços de consumo, energia e serviços públicos e saúde.

A Avanade é a consultoria líder em soluções inovadoras de digital e nuvem, soluções de negócios e experiências baseadas em design do ecossistema Microsoft. Nossas pessoas trazem um pensamento novo e ousado, combinado com tecnologia, negócios e experiência no setor para ajudar a causar um impacto humano em clientes, consumidores(as) e colaboradores(as). Somos o poder impulsionador do Accenture Microsoft Business Group, ajudando empresas a encantar clientes, capacitar pessoas, otimizar operações e transformar produtos, alavancando a plataforma Microsoft. A Avanade tem 39 mil profissionais em 25 países, que trazem o melhor pensamento com uma cultura colaborativa que honra a diversidade e reflete as comunidades onde atuamos. Maioria de propriedade da Accenture, a Avanade foi fundada em 2000 pela Accenture LLP e pela Microsoft Corporation. Saiba mais em www.avanade.com.
Press Release

Contatos de imprensa:

Patrícia Valloni
patricia.valloni@avanade.com

Golin PR

Vanessa Oliveira
voliveira@golin.com

Próximos passos

Veja os mais recentes anúncios sobre as tendências, soluções, estudos de caso e muito mais.