Estudo da Avanade revela que adoptar uma abordagem holística na experiência no local de trabalho poderá gerar receitas de até 2 mil milhões de dólares

Um estudo desenvolvido junto de mais de 1.300 responsáveis de empresas em todo o mundo demonstra as vantagens financeiras de olhar para além das otimizações tecnológicas e reforçar a importância em proporcionar a melhor experiência no local de trabalho.

Lisboa, 05 de novembro de 2019

Avanade, líder no fornecimento de serviços inovadores e experiências baseadas no ecossistema Microsoft, realizou um estudo que reforça o retorno de investimento que as empresas podem vir a alcançar ao implementarem uma estratégia integral para melhorar a experiência no local de trabalho (Workplace eXperience). Os cerca de 1.375 responsáveis que participaram neste estudo, estimam a possibilidade de um aumento de 16% das suas receitas anuais e uma redução de custos operativos em 13% com a transformação do local de trabalho que inclui tecnologia, operações, cultura e experiência dos colaboradores. Será possível estimar receitas adicionais agregadas na ordem dos 2.000 milhões de dólares anuais para as empresas participantes.

"A modernização do local de trabalho é um elemento fulcral como impulsionador de valor de negócio. O estudo que realizámos demonstra que apostar numa experiência integral no local de trabalho -modernizar as plataformas tecnológicas, os serviços e os espaços de trabalho físicos, reimaginar a cultura e a experiência dos colaboradores, e otimizar os processos quotidianos- são elementos diferenciadores. “A maioria das organizações, neste aspeto, ainda não estão onde necessitam de estar”, afirma Tiago Minchin, Country Manager Avanade Portugal. "Por outro lado, é um estímulo que 95% dos inquiridos estão de acordo que para maximizar o seu ROI, necessitam de colocar a experiência no local de trabalho no centro da sua estratégia de transformação do negócio. Em resumo, o nosso estudo reforça que oferecermos uma grande experiência aos colaboradores é tão importante como oferecer uma grande experiência aos clientes”.

Como era de esperar, 94% dos inquiridos (onde se incluem CEOs, directores de Recursos Humanos, Operações, TI e Marketing), identificaram os seus colaboradores como a principal fonte de vantagens competitivas para o seu negócio. Outros destaques do estudo, indicam:

• 96% dos inquiridos estão de acordo que uma transformação de sucesso assente na experiência no local de trabalho reque ruma abordagem

• 38% defende que um membro do comité de direção deveria liderar a transformação do posto de trabalho junto de um grupo multifuncional.

• 26% indicou que gostaria que o responsável de TI liderasse a transformação sem qualquer outro membro envolvido.

• Mas no momento da implementação, aproximadamente metade (47%-58%) dos inquiridos defende que os líderes da organização deveriam estar envolvidos neste tipo de transformação.

Embora os argumentos a favor da transformação do local trabalho sejam convincentes, segundo os inquiridos, ainda existem obstáculos a serem enfrentados em várias áreas. Quase 47% citaram a modernização da TI como um desafio importante e quase um terço (34%) mencionou a evolução da qualificação dos colaboradores, recrutamento de talento e gestão de TI como dificuldades extras que as empresas precisam ultrapassar para implementar estratégias verdadeiras de experiência no local de trabalho. A segurança foi outra das áreas destacadas pelos inquiridos, já que 92% concordaram que as tentativas de ataque que as empresas enfrentam estão a aumentar do ponto de vista da abrangência e complexidade. A mesma percentagem acredita que garantir que a segurança de TI de uma organização esteja atualizada ajuda a evitar ameaças que ocorrem, tanto de fora quanto de dentro da empresa.

Apesar destes desafios, quase todos os entrevistados reforçaram que, para uma transformação bem-sucedida da experiência de trabalho, os seguintes elementos são essenciais:

• 99% consideram importante modernizar plataformas e serviços no local de trabalho.

• 96% acreditam que é necessário otimizar / modernizar as operações.

• 95% dizem que é importante fechar a diferença entre a experiência física e digital.

• 94% dizem que é fundamental repensar a cultura e a experiência dos colaboradores

Sucesso do WX com a nova metodologia Avanade
Para responder à necessidade do mercado de modernizar o local de trabalho a partir de uma abordagem abrangente, que inclua o cliente e o colaborador, a Avanade está a desenvolver uma metodologia nova e exclusiva que mede o relacionamento entre a Experiência do Cliente e a Experiência do colaborador de uma empresa e o efeito nas suas receitas, lucros e ROI. Apoiada por uma extensa pesquisa, a Avanade acredita que esta metodologia pode orientar as empresas a transformar a sua experiência no local de trabalho e melhorar o seu desempenho financeiro. Essa metodologia utiliza algoritmos, métodos e dados que são processados por meio de ciência de dados avançada, análise multivariada, IA, Machine Learning e análise preditiva. À medida que a implementação desta metodologia amadurece e atinge estados mais avançados, a Avanade irá divulgar mais resultados.

Sobre o estudo:

• A pesquisa foi realizada em julho e agosto de 2019

• 1.375 decisores foram entrevistados nas áreas de Recursos Humanos, Operações, TI, Marketing e outros cargos de responsabilidade, incluindo gestores de nível C.

• Os setores de negócios incluídos foram: fabrico, retalho, seguros, bens de consumo, recursos naturais, distribuição e outros setores comerciais

• Os países em que a pesquisa foi conduzida foram: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Holanda, Itália, Espanha, países nórdicos, Japão e Austrália.

Sobre Avanade

A Avanade é a empresa líder de serviços inovadores digitais e cloud, soluções empresariais e experiências personalizadas no ecossistema Microsoft. Os nossos profissionais oferecem ideias inovadoras e atuais combinando tecnologia, negócio e experiência na indústria para ajudar a criar um impacto humano nos nossos clientes, nos seus clientes e colaboradores. Somos a força do Accenture Microsoft Business Group, apoiando as empresas a captar clientes, dotar os colaboradores, otimizar as operações e transformar os produtos, aproveitando a plataforma da Microsoft. Avanade conta com 36.000 profissionais em 25 países, disponibilizando aos seus clientes o melhor através de uma cultura de colaboração que respeite a diversidade e possa refletir as comunidades onde operamos. Avanade é maioritariamente detida pela Accenture, tendo sido fundada em 2000 pela Accenture LLP e Microsoft Corporation. Pode obter mais Informações em www.avanade.com.
Comunicado de imprensa

CONTACTOS DE IMPRENSA